Aqui se pretende reproduzir o que se vai passando em Vila Meã. Colabora
Domingo, 26 de Março de 2006
Associação Cívica escreve ao Presidente da Republica

Ex.º Senhor Presidente da República:

 

Na convicção de que a criação do concelho de Vila Meã vai ao encontro das mais legítimas e fundas aspirações das populações de Ataíde, Banho e Carvalhosa, Castelões, Mancelos, Oliveira, Real, S. Mamede de Recesinhos e Travanca, no final de 1998 um grupo de cidadãos destas freguesias fundou a Associação Cívica para a Criação do Concelho de Vila Meã. A escritura pública foi formalizada no dia 18 de Dezembro desse ano.

Após a elaboração do projecto (apresentado publicamente no dia 19 de Junho de 1999) houve várias reuniões com os representantes dos partidos políticos, nomeadamente em Lisboa, na Assembleia da República. De uma forma geral, todos eles têm demonstrado grande compreensão para com as nossas pretensões; foi, porém, o CDS/PP que desde logo se disponibilizou para apresentar oficialmente o projecto de criação do concelho de Vila Meã. Esse acto já ocorreu por três vezes: em 2001 (Projecto de Lei n.º 432/VIII); em 2004 (Projecto de Lei n.º 413/IX) e em 2006 (Projecto de Lei n.º 210/X).

Não é por capricho ou destemperada ambição que se pretende a criação do concelho de Vila Meã. Pelo seu passado, pelo seu presente e sobretudo pelo futuro que aqui queremos construir, esta terra justifica-o plenamente. Foi sede de um grande concelho (o sexto maior do distrito do Porto); chamava-se então Santa Cruz de Riba Tâmega. Chegou a ter 23 freguesias. Foi extinto em 24 de Outubro de 1855. Não pretendemos a sua restauração. O que queremos “construir” tem apenas 8 dessas 23 freguesias (5 de Amarante, 2 de Penafiel e 1 do Marco de Canaveses). O impacto nestes concelhos não será significativo; em contrapartida, para Vila Meã, a criação do município abrirá perspectivas de crescimento e desenvolvimento que nos estarão vedadas se a actual situação se mantiver.

Em Vila Meã, como muito bem sabe V. Ex.ª, nasceu a escritora Agustina Bessa-Luís. Melhor que ninguém, soube descrever em poucas palavras os anseios da nossa terra. Fê-lo do seguinte modo:

 

Vila Meã

“Temos pudor em louvar quem se ama.
Por isso me escondo atrás de palavras discretas ao falar de Vila Meã.
Mas que ela merece muito na geografia e na História, isso é verdade. Merece que se lhe desenhem os lugares, as ruas, as casas. Que se levantem as ruínas antigas e se projectem novos edifícios.
Vila Meã já foi sede de concelho, já teve honras e bandeiras, cavaleiros e ricos-homens. É mais antiga do que Portugal; é mais saudosa do que cem noivas de guerreiros. A pedra nela é venerável; o alecrim é brasão; o lódão é glória.
Mas deixemos que o nevoeiro cubra o seu orgulho, devagar, que é bom não sermos humildes depressa, porque depressa seríamos esquecidos.
E não queremos isso.”

Senhor Presidente da República:

 

Numa altura em que está suscitada a discussão sobre a Reforma Administrativa do território, gostaríamos de dar a conhecer a V. Ex.ª as razões da nossa atitude. Esta Associação, Senhor Presidente, é, como o nome indica, uma Associação Cívica; dela faz parte um vasto conjunto de cidadãos que respeitam as regras democráticas. Por isso não temos sido notícia. Acreditamos nas instituições e nos seus mecanismos de decisão. Convictos de que a razão está a nosso lado, esperamos, serenamente, a nossa hora. Seria, pois, para nós uma grande honra e motivo de grande satisfação poder entregar a V. Ex.ª uma cópia do nosso projecto. Nesse sentido, vimos muito respeitosamente solicitar a V. Ex.ª se digne receber, em data que considerar oportuna, uma delegação da Associação Cívica para a criação do concelho de Vila Meã.

Receba, Senhor Presidente, os nossos melhores cumprimentos

O Presidente da Direcção

António José Sousa Monteiro de Queirós



publicado por RC às 11:49
link do post | favorito

Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
pesquisar
 
Outubro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


posts recentes

Actividades Culturais

Grandiosas Festas em Real...

Associação Beneficência d...

Novos Corpos Sociais do A...

NOVAS OPORTUNIDADES em Vi...

Eleições no Atlético

Concerto de Ano Novo

ATLÉTICO inicia a revirav...

Atllético volta a desilud...

AC Vila Meã conquista um ...

arquivos

Outubro 2008

Junho 2008

Março 2008

Julho 2007

Maio 2007

Janeiro 2007

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Junho 2006

Maio 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

links
blogs SAPO
subscrever feeds